A geração de energia solar para indústrias funciona de forma semelhante aos processos de produção em residências e estabelecimentos comerciais, no entanto, é feita em larga escala devido ao tamanho dos sistemas fotovoltaicos e de acordo com as necessidades da propriedade.
Por isso, a instalação do sistema fotovoltaico exige um planejamento bem elaborado, pensando em fatores fundamentais como economia, retorno sobre o investimento, além da instalação de equipamentos de qualidade, como placas solares, inversor solar e baterias para armazenamento (caso necessário), que se adequem a estrutura de instalação dos painéis solares.
Existem muitos aspectos que auxiliam na escolha de um projeto fotovoltaico para indústrias e fábricas, sendo o principal fator a viabilidade financeira durante a sua utilização. Para além dessa questão, é importante destacar que a energia solar industrial oferece diversos benefícios que influenciam tanto na competitividade do mercado, quanto na manutenção do funcionamento de uma indústria.