O que é energia solar?

O que é energia solar? Tudo o que você precisa saber

Para você que busca sobre o que é energia solar para seu trabalho escolar ou quer entender mais sobre sua definição, tecnologias e benefícios, o Portal Solar tem todas as informações que você precisa.

Em resumo, a energia solar é a energia em que a fonte é a luz solar, sendo uma energia alternativa e sustentável e podendo ser utilizada tanto para geração de eletricidade (pela energia fotovoltaica) quanto para aquecimento de água (com a energia solar térmica).

Qual a definição de energia solar?

A energia solar é uma energia alternativa, renovável e sustentável que funciona utilizando a luz solar como fonte de energia e pode ser aproveitada e utilizada por diferentes tecnologias, como: aquecimento solar, energia solar fotovoltaica e energia heliotérmica.

O conceito de energia solar é comumente associado à energia fotovoltaica, que é a geração de energia elétrica usando a luz do sol como fonte de energia. Portanto, pode-se dizer que energia solar e energia fotovoltaica são a mesma coisa.

Na energia solar fotovoltaica, quando a luz do sol é captada por painéis solares, ocorre a transformação da corrente elétrica para utilização em residências, comércios e indústrias.

Características da energia solar

As principais características da energia solar são:

  • Proveniente da energia luminosa do Sol;
  • Ser uma energia renovável, alternativa e sustentável;
  • Não gerar resíduos, sendo considerada uma energia limpa;
  • Possuir uma fonte de energia gratuita, tornando a energia gerada mais barata;
  • Gerar economia de até 95% na conta de luz;
  • Possuir uma vida útil de mais de 20 anos, com baixa necessidade de manutenção.

Para que serve a energia solar?

A energia solar serve para diversas funções, pois utiliza o sol como fonte de energia, portanto é uma forma limpa e sem danos à natureza de se gerar energia elétrica com um grande aproveitamento, sendo o calor e a luz solar como umas das fontes mais aproveitáveis e promissoras energias no mundo.

Como o sol pode funcionar como fonte de energia?

O sol pode funcionar como fonte de energia para geração de energia elétrica por meio da energia fotovoltaica; no aquecimento de líquidos com a energia solar térmica; e em usinas solares de grande porte.

A energia fotovoltaica utiliza placas solares para captar a luz do sol, gerando eletricidade, enquanto a energia solar térmica utiliza o sol como fonte de energia para aquecer líquidos.

Qual é o potencial da energia solar?

A energia do sol é considerada como inesgotável do ponto de vista humano. O potencial da energia solar é excepcional em comparação com todas as outras fontes de energia.

Veja abaixo o potencial da energia solar em comparação com as outras fontes de energia. Nessa imagem, vemos o potencial anual das energias finitas e das energias alternativas, que são consideradas renováveis.

Como a energia solar pode ser aproveitada?

As alternativas de como a energia solar pode ser aproveitada são: quando utilizada de modo fotovoltaico ou térmico, gerando energia elétrica e térmica, respectivamente. Assim, é possível aproveitá-la por meio da economia da conta de luz ou redução do uso de aparelhos elétricos. Desta forma, você evita desperdício e ajuda o meio ambiente.

A energia solar pode ser aproveitada ao máximo com uma boa alocação e manutenção do sistema que capta a energia, em áreas mais altas da propriedade onde há maior incidência de raios solares.

Saber como a energia solar pode ser aproveitada em todo seu potencial pode evitar grandes desperdícios, bem como garantir uma maior durabilidade para todo o sistema!

Como usar energia solar

Existem inúmeras formas de aproveitarmos a energia solar, permitindo utilizá-las para o desenvolvimento do nosso país. Assim, é possível explorar sua matriz energética de maneira sustentável, renovável e econômica para:

  1. Aquecimento de água;
  2. Geração fotovoltaica de energia elétrica;
  3. Iluminação pública;
  4. Sistemas de uso coletivo, tais como geração de energia elétrica para escolas, postos de saúde e centros comunitários.

Essas práticas são encontradas majoritariamente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, por efeito de suas características climáticas, e em segundo lugar nas regiões Norte e Nordeste, em comunidades isoladas de distribuidoras de energia elétrica.

Além disso, é válido destacar que, embora nosso país possua um grande nível de insolação para a distribuição de energia solar, também possuímos regiões com menores índices. Entretanto, também é possível explorar o potencial energético nessas áreas, basta alcançarmos os incentivos necessários.

Quais as principais tecnologias de energia solar?

Existem as mais variadas formas de aproveitar a energia solar como uma fonte de energia renovável. As principais tecnologias utilizadas são Energia Solar Fotovoltaica, Energia Solar Térmica e Energia Heliotérmica.

Energia Solar Fotovoltaica

 Energia fotovoltaica luz solar utilização das fontes de energia do sol

A energia fotovoltaica é hoje a fonte de energia limpa que mais cresce no mundo, e pode ser diretamente convertida em energia elétrica. Ela usa materiais semicondutores como o silício cristalino para converter a energia luminosa em energia fotovoltaica (Energia solar elétrica).

A energia fotovoltaica existe a mais de 100 anos e hoje é utilizada para gerar energia elétrica para milhares de residências e indústrias no mundo todo. Para ela ser aproveitada para gerar energia elétrica para casas e empresas, as células fotovoltaicas (foto à direita) precisam ser montadas dentro de um painel solar visando proteção e durabilidade e por sua vez, este painel solar, será conectado em outros painéis em um sistema solar fotovoltaico.

O sistema solar fotovoltaico é composto por:

  • Painéis solares
  • inversor solar
  • sistema de fixação das placas solares
  • cabeamentos
  • conectores
  • e outros materiais elétricos padrões

Fonte: https://www.portalsolar.com.br/o-que-e-energia-solar-.html

Revisado e atestado por: https://grupoaton.com.br

Grupo Aton – Todos os direitos reservados